A inauguração do templo da AD no Brás
Por Sérgio Silva.
Comunicação social, formado em teologia, Palestrante
No dia 25 de janeiro de 1962, São Paulo estava em festa. Era 408º aniversário de fundação da cidade. Comemorações em diversos pontos da metrópole eram feitas. Mas no famoso bairro operário do Brás, localizado na região central da metrópole paulista, a festa era outra. Ocorria a inauguração do templo da AD Ministério de Madureira.
Ainda de madrugada, ônibus lotados de entusiasmados fiéis chegavam para o grande evento. Bandas musicais começaram a tocar a alvorada pelas ruas do movimentado bairro paulistano, antecipando assim as grandes festividades. Por volta das 14 horas, na Praça da Sé, uma grande multidão seguiu em cortejo ao novo templo.Meus pais e meus avós frequentaram a igreja já nesta época, meus tios trabalharam na construção desta Igreja.
No dia 29 de junho de 1959, todo o ministério da AD no Brás se reuniu para o lançamento da pedra fundamental do novo templo. Estavam presentes no dia vários obreiros e lideranças de Madureira. A irmã Zélia Macalão, na ocasião relatou sobre o início da obra e das dificuldades dos primeiros crentes.
Sob a presidência do Pastor Álvaro Mota a casa vizinha foi comprada. Derribada, juntamente com o primeiro templo. Ali se assentou as bases e foi construído o segundo templo. Em 1962 foi inaugurado o grande templo da Rua Major Marcelino. Com a derrubada do primeiro templo, enquanto o segundo templo não ficava pronto, a congregação alugou pela última vez um salão de cultos. Na Rua Brigadeiro Machado, onde permaneceu por pouco mais de um ano, retornando para congregar no térreo do templo em construção, quando a nave da Igreja ficou pronta.Os recursos financeiros para a construção vieram através de um sistema de bloquinhos de papel organizado pelo Pastor Álvaro Mota.
Depois disso, um novo templo da sede do Ministério do Brás foi inaugurado na Avenida Celso Garcia.
Chegando em frente ao novo templo foi executado o Hino Nacional. Pastor Álvaro Motta, responsável pela igreja, num gesto de reconhecimento ministerial entregou a chave da porta principal para Zélia Macalão, esposa do pastor Paulo Macalão que por motivo por questões de enfermidade não esteve presente. Zélia corta a fita simbólica e abre as portas do templo para alegria de todos.
Antigo templo do Brás: imponente obra |
Edificado em 2 anos e meio (exatamente 2 anos, 6 meses e 12 dias), o templo da rua Major Marcelino destacava-se por sua imponência em meio ao casario do bairro, simbolizando à ascensão da igreja de Madureira em São Paulo e o dinamismo do seu ministério. A AD no Brás ganhava mais visibilidade.
Tempos depois, A AD no Belém (SP) reclamou nas páginas do Mensageiro da Paz "ser uma grande desconhecida", pois não objetivava "fazer propaganda" do seu trabalho. Seria um efeito colateral das realizações e divulgação dos trabalhos da AD no Brás?
Para à época, a construção da sede no Brás era arrojada e moderna. Com dois amplos pavimentos, o térreo media 10x12 metros e contava com secretaria, sala de assistência social, tesouraria, cozinha, banheiros masculinos e femininos. No segundo piso, havia uma nave medindo 10x35 metros, com duas galerias na área frontal e mais uma nos fundos para o coral. No 1º púlpito havia lugar para 40 obreiros e batistério. No 2º púlpito o espaço era para 60 pastores. A torre de 30 metros e o relógio eletrônico chamava a atenção dos moradores do bairro.
Após 44 anos de utilização do templo, em 2006, a sede do ministério foi transferida para a avenida Celso Garcia. Começou um novo tempo para o ministério da Brás com grande crescimento, avivamento e realizações. Pelo menos é isso que dá a entender seu mais recente líder... Batismo realizado em 2017.
A trajetória do Reverendo Dr. Pr. Samuel Ferreira é notável por sua singularidade de propósito. Ele não abre mão de seu papel de pai e esposo, pois entende que “nenhum sucesso pode ser justificado com o fracasso da família”. Ele é Presidente da Assembléia de Deus no Brás (SP); 1º Vice-presidente da CONAMAD (Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil – Ministério de Madureira), Presidente da Junta Conciliadora do Estado de São Paulo e Presidente-fundador da Cruzada Evangelística Palavra de Vida. É também Diretor Executivo da Editora Betel, com sede na capital do Rio de Janeiro e filiais em Campinas, São Paulo e Goiânia (GO).
Sua formação teológica iniciou-se pelo IBAD (Instituto Bíblico da Assembleia de Deus), posteriormente transferindo-se para os Estados Unidos da América, onde se formou como bacharel em teologia, mestre, doutor e ao fim PhD (do latim “Philosophiæ Doctor“) em teologia, o mais alto nível possível para o curso.
Sua formação secular iniciou-se como bacharel em letras pela UCLA (Universidade Californiana de Los Angeles), onde se bacharelou em inglês, também em direito com especialização em Direito Civil.
Possui mais de 100 cursos e seminários em sua carreira, tendo, até a presente data, lido mais de 230 livros.
É autor de três grandes obras literárias: ‘Os três grandes conselhos’, ‘Como superar a Crise de Esperança no Mundo’ e ‘Inveja, a síndrome do Punhal’.
O seu jeito peculiar – amigo, companheiro, exemplar – nos faz seguros de que suas ministrações, seus conselhos são pautados por exemplos pessoais de vida. Sensível a voz de Deus, seus projetos e empreendimentos são sempre concluídos de maneira absolutamente tranquila e com sucesso certo.
Quando assumiu a Assembleia de Deus no Brás, de imediato implantou o plano de recuperação e crescimento. Por estas e outras razões, a Assembleia de Deus no Brás orgulha-se em ter o Pastor Samuel Ferreira como seu líder.
É também Pastora Evangélica e Conferencista Internacional, casada com o Pr. Samuel Ferreira. É autora de uma das mais belas obras literárias, o livro ‘Melhor do que ganhar jóias’, que em seu conteúdo mostra exemplos e lições que dignificam a beleza da mulher.
Além do seu papel de mentora espiritual, na presidência do IDEAS, ajuda centenas e centenas de famílias, sem priorizar o credo religioso. Incentivando e priorizando a área educacional e assistência social, distribuindo mais de 2.500 cestas básicas por ano, fora outros cursos profissionalizantes.
Defendendo o bem-estar da família, é uma mãe presente acreditando sempre que a família é ideia de Deus. Fruto do seu grande amor e relacionamento exemplar é mãe de Manoel Ferreira Netto e Marinna Ferreira.
Natural de Garça, interior de São Paulo, Bacharel em Direito pela UNIP. Sua formação teológica iniciou-se pelo IBAD (Instituto Bíblico da Assembleia de Deus), posteriormente se formou como bacharel, mestre e doutor em teologia.
O pastor é Presidente da Assembleia de Deus no Brás (SP) e também Presidente da CONEMAD-SP ( Convenção Estadual das Assembleias de Deus – São Paulo), Presidente Executivo da CONAMAD (Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil – Ministério de Madureira), Presidente da Junta Conciliadora do Estado de São Paulo, e diretor Executivo da Editora Betel, com sede na capital do Rio de Janeiro e filiais em Campinas, São Paulo e Goiânia (GO).Casado há mais vinte anos com a pastora Keila Ferreira, é pai de Manoel Ferreira Netto, hoje pastor da Assembleia de Deus em Campinas e da evangelista Marinna Ferreira, líder da Frente Jovem do CORAFESP e integrante do ministério de louvor Brás Adoração.
É autor de livros, como: ‘Os três grandes conselhos’, ‘Como superar a Crise de Esperança no Mundo’ e ‘Inveja, a síndrome do Punhal’.
A Assembleia de Deus é a maior denominação pentecostal do País – estima-se que tenha 15 milhões de adeptos, cerca de metade dos protestantes brasileiros –, historicamente ela foi caracterizada pela postura austera e tradicional.
Em 2006 ao assumir a Assembleia de Deus no Brás, Pastor Samuel Ferreira de imediato implantou o plano de crescimento, sendo um dos responsáveis por uma grande mudança de mentalidade e costumes na estrutura da Assembleia de Deus.
Depois disso, um novo templo da sede do Ministério do Brás foi inaugurado na Avenida Celso Garcia.
De 1939 até o ano de 2009, passaram pela presidência do Ministério do Brás 14 Pastores. Samuel Ferreira é o nome atual pastor. Aqui vão os nomes de todos deles, em ordem cronológica.
1 - Pastor Paulo Leivas Macalão;
2 - Pastor Syvio Brito;
3 - Pastor Jácomo da Silva;
4 - Presbítero Enoque;
5 - Pastor Samuel Ramalho;
6 - Pastor Antonio Alves dos Santos;
7 - Pastor Otávio José de Souza;
8 - Pastor Álvaro Mota;
9 - Pastor Manoel Francisco da Silva;
10 - Pastor Alexandre Alegria;
11 - Pastor José Eduardo Modesto;
12 - Pastor Antonio Ianoni;
13 - Pastor Raimundo Linhares;
14 - Pastor Lupércio Vergniano;
15 - Pr. Samuel Ferreira, o atual pastor.
De 1939 até o ano de 2009, passaram pela presidência do Ministério do Brás 14 Pastores. Samuel Ferreira é o nome atual pastor. Aqui vão os nomes de todos deles, em ordem cronológica.
1 - Pastor Paulo Leivas Macalão;
2 - Pastor Syvio Brito;
3 - Pastor Jácomo da Silva;
4 - Presbítero Enoque;
5 - Pastor Samuel Ramalho;
6 - Pastor Antonio Alves dos Santos;
7 - Pastor Otávio José de Souza;
8 - Pastor Álvaro Mota;
9 - Pastor Manoel Francisco da Silva;
10 - Pastor Alexandre Alegria;
11 - Pastor José Eduardo Modesto;
12 - Pastor Antonio Ianoni;
13 - Pastor Raimundo Linhares;
14 - Pastor Lupércio Vergniano;
15 - Pr. Samuel Ferreira, o atual pastor.
A denominação pratica o batismo em águas por imersão do corpo inteiro, uma só vez, em pessoas a partir de 12 anos, em nome da Trindade; a celebração, sistemática e continuada, da Santa Ceia; e o recebimento do batismo no Espírito Santo, geralmente, com a evidência inicial do falar em outras línguas, seguido de outros dons do Espírito Santo (Mateus 7:22,23). A exemplo da maioria dos cristãos, os assembleanos aguardam a segunda vinda premilenial de Cristo em duas fases distintas: a primeira, invisível ao mundo, para arrebatar a Igreja fiel da terra, antes da Grande Tribulação (Mateus 24:29-31); e a segunda, visível e corporal com a Igreja glorificada, para reinar sobre o mundo por mil anos, sendo portanto dispensacionalista.
ADBRÁS, hoje um templo onde fieis e adoradores do Senhor Jesus glorificam e enaltecem o nome de Deus.
Sou membro e Obreiro da Igreja Assembleia de Deus onde sirvo o Senhor, e tenho prazer e alegria pertencer a uma das maiores igrejas Evangélicas do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário