Introdução.
Sérgio Silva
Cristo é, realmente, único como Deus e Salvador? Dizer que só
Jesus salva é entendido como uma mensagem de intolerância e arrogância. A afirmação
“Jesus é Senhor” foi anunciada
Num contexto de pluralismo do Império Romano, caracterizado pelo
helenismo, judaísmo e deuses romanos. “Quem Deus é” influenciará e determinarão
conteúdo e método da
Missão cristã. A unicidade de Cristo não é algo que nós reivindicamos,
mas algo que Ele reivindicou para Si mesmo (veja João 14.6, 8.12, 11.25,10.36,
5.17-18). Apresentamos e
Defendemos unicidade para Cristo,e não para o cristianismo e suas formas
institucionalizadas. O que é único acerca de Jesus Cristo? Porque missões?
1) A razão para a ação missionária do cristão e igreja
A singularidade da pessoa de Jesus Podemos dizer que Cristo é único
em seu nascimento, em seus ensinos, em seus milagres, em sua vida peculiar, em
sua morte, em sua ressurreição e em sua ascensão. Sem dúvida, a vida de Jesus e
seus ensinos foram singulares. Desafiou seus oponentes com uma pergunta (veja
João 8.46). Sua pureza moral deixou seus inimigos sem ação. Devido a
sua impecabilidade, Jesus é o nos estudo
Cristo, a razão para fazer missões.
“Faço tudo isso por causa do evangelho, para também ser
participante dele” (1Co 9.23)
so advogado (1João 2.1 e 3.5), e foi um cordeiro sem mácula (1Pe
1.19,2.22-24, 2Co 5.21). Os seguidores de outras religiões, certamente,
encontrarão paralelos em seus profetas e escritos acerca dessas áreas. No
entanto, há algo sem paralelo na história humana e das religiões. É
a pessoa de Jesus. O Evangelho nãoé simplesmente uma ideologia, um
corpo de doutrinas ou um conjunto de códigos, regras, regulamentos. O Evangelho
não é uma proposta humana.
Se assim fosse, seria mais um sistema religioso em pé de igualdade
com o islamismo, budismo, hinduísmo, espiritismo e outros “ismos”.
O Evangelho é uma Pessoa. Pessoa que é o Criador do mundo. Cristo é
Eterno. Não tem começo e nãotem fim. Faz parte da harmonia da essência de Deus
na Trindade. Ele éa Palavra pelo qual Deus construiu o mundo. Veja Gênesis 1. Essas
Palavras e fez carne em Belém, no 1º Natal.
(João 1.1-14). É uma Pessoa singular.
Não tem paralelo na história religiosa e humana. Ele é ontologicamente
peculiar. Tinha duas naturezas sem uma só personalidade. Por isso,só Jesus é “o
caminho, a verdade e a vida” (João 14.6). A sua ontologia explica a sua
unicidade em matéria de salvação. Só Ele podia unir Deus e
o ser humano, antes separados pelo pecado. As realidades das duas
naturezas de Cristo e as onisciências do Deus Trino não são fruto de especulação
humana, de mentes místicas.
e desengajadas da história, mas resultado
da revelação de Deus. Nosso conhecimento de Deus é um conhecimento
Revelado. A Bíblia não é um livro acerca das religiões, mas o registro
da atividade da revelação de Deus na história. A grande mensagem de Jesus não
foi somente sobre o amor ou sobre a paz. Ele falou disso e de outros temas
cruciais. Sua grande mensagem foi Ele próprio. Neste
Sentido, é peculiar. “Cristo pregou-se a si mesmo”. Veja as
grandes afirmações
No Evangelho de João sobre o“Eu Sou” – a luz do mundo, o pão da
vida, a videira verdadeira, a ressurreição a vida entre outros. Veja Mateus 11:28:
“Vinde a MIM…e Eu vos aliviarei”. Ele é o Rei que tem dignidade, Único em
pessoa e, também, na missão e nos ensinos. Uma criptologia
Baseada na doutrina da Trindade é a base da reivindicação cristã
Para a unicidade e universalidade do evangelho de Cristo.
2) O escopo da ação missionária
Seja coparticipante do Reino, proclamando Jesus aos confins da
Terra Ação missionário é estar envolvido com o amor de Deus pelo mundo. Paulo
se envolveu apaixonadamente com o plano de Deus na história. A Igreja em Corinto
foi resultado desta ação missionária.
1° Paulo não
insistia em seus direitos, caso isto fosse um tropeço ao Evangelho (confira Coríntios
9.1-15). Na parte seguinte do texto, em 1coríntios 9.16-27, o assunto é a
missão. Missão denota propósito, alvo e sentido devidos. Ligado à missão, os versículos.
19 e
20 enquadravam-se dentro da lei judaica a fim de ganhar os judeus.
Contudo,
seu alvo era muito mais amplo. Ganhar, também, os gentios (9.21). Não mandava
os pais gentios circuncidarem seus filhos (9.22). No verso 23, Paulo diz que
fazia tudo isso por causa do Evangelho para ser coparticipante dele. Paulo
apresenta aqui o modelo internacional como método de testemunho. Por cinco
vezes Paulo usa a expressão “tornei-me”. Seguiu o exemplo de Jesus, que “se fez
carne e habitou entre nós” (João 1), esse fez “escravo de todos, judeu paracom
os judeus, para os da Lei como se estivesse sujeito à Lei, para os sem Lei
tornei-me como sem Lei e fraco para os fracos”. O escopo da missão de Paulo era
bem amplo.A paixão de Paulo era de glorificara Deus sendo coparticipante do
progresso e extensão do Reino(1Coríntios 9.23 e Colossenses1.24). Daí as
ênfases: “ai de mim se não pregar o Evangelho” (9.16);“tornei-me” para com os
judeus, um judeu; “assim corro .... “Assim esmurro...”.A mensagem de Jesus é de
exclusividade ideológica, mas não sociológica.O Evangelho é para todos os
povos, nações, tribos e línguas.Glorifique a Deus sendo coparticipante na
extensão do Evangelho de Cristo de diversas maneiras.Que “para o louvor de Tua
glória,vem Senhor, Tua história escrevera través de nossa vida”, seja a nossa oração.
Conclusão
A
universalidade do Evangelho é por causa da singularidade da pessoa de Cristo.
Não existe possibilidade de salvação sem Cristo (João 14.6,Atos 4.12, 1Timóteo
2.5-6). Temos de entender que Evangelho do Reino é uma coisa e Religião,
qualquer que ela seja, é outra coisa. O Deus das
Sagradas
Escrituras é o Deus Trino, centralizado em Jesus Cristo, onde a encarnação,
cruz e ascensão possuem um caráter decisivo universal. Preguemos o Evangelho. O
ser humano e o mundo precisam conhecê-Lo. O que é de real valor na vida e existência
humana é o conhecimento
de
Deus que vem pelo Evangelho.Sem isso, a vida e a história são trágicas e
redutoras. Foi Jesus quem perguntou: “que adianta o ser humano sua vida?”.
Contudo, antes de pregar precisamos entender quem é Jesus e sua singularidade.
Levemos Cristo e o Deus das Sagradas Escrituras aos
Extremos da Terra! .
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