sábado, 13 de abril de 2013

Missões.


Introdução.
Sérgio Silva

Cristo é, realmente, único como Deus e Salvador? Dizer que só Jesus salva é entendido como uma mensagem de intolerância e arrogância. A afirmação “Jesus é Senhor” foi anunciada
Num contexto de pluralismo do Império Romano, caracterizado pelo helenismo, judaísmo e deuses romanos. “Quem Deus é” influenciará e determinarão conteúdo e método da
Missão cristã. A unicidade de Cristo não é algo que nós reivindicamos, mas algo que Ele reivindicou para Si mesmo (veja João 14.6, 8.12, 11.25,10.36, 5.17-18). Apresentamos e
Defendemos unicidade para Cristo,e não para o cristianismo e suas formas institucionalizadas. O que é único acerca de Jesus Cristo? Porque missões?
1) A razão para a ação missionária do cristão e igreja
A singularidade da pessoa de Jesus Podemos dizer que Cristo é único em seu nascimento, em seus ensinos, em seus milagres, em sua vida peculiar, em sua morte, em sua ressurreição e em sua ascensão. Sem dúvida, a vida de Jesus e seus ensinos foram singulares. Desafiou seus oponentes com uma pergunta (veja João 8.46). Sua pureza moral deixou seus inimigos sem ação. Devido a
sua impecabilidade, Jesus é o nos estudo

Cristo, a razão para fazer missões.

“Faço tudo isso por causa do evangelho, para também ser participante dele” (1Co 9.23)
so advogado (1João 2.1 e 3.5), e foi um cordeiro sem mácula (1Pe 1.19,2.22-24, 2Co 5.21). Os seguidores de outras religiões, certamente, encontrarão paralelos em seus profetas e escritos acerca dessas áreas. No entanto, há algo sem paralelo na história humana e das religiões. É
a pessoa de Jesus. O Evangelho nãoé simplesmente uma ideologia, um corpo de doutrinas ou um conjunto de códigos, regras, regulamentos. O Evangelho não é uma proposta humana.
Se assim fosse, seria mais um sistema religioso em pé de igualdade com o islamismo, budismo, hinduísmo, espiritismo e outros “ismos”.
O Evangelho é uma Pessoa. Pessoa que é o Criador do mundo. Cristo é Eterno. Não tem começo e nãotem fim. Faz parte da harmonia da essência de Deus na Trindade. Ele éa Palavra pelo qual Deus construiu o mundo. Veja Gênesis 1. Essas Palavras e fez carne em Belém, no 1º Natal.
(João 1.1-14). É uma Pessoa singular.
Não tem paralelo na história religiosa e humana. Ele é ontologicamente peculiar. Tinha duas naturezas sem uma só personalidade. Por isso,só Jesus é “o caminho, a verdade e a vida” (João 14.6). A sua ontologia explica a sua unicidade em matéria de salvação. Só Ele podia unir Deus e
o ser humano, antes separados pelo pecado. As realidades das duas naturezas de Cristo e as onisciências do Deus Trino não são fruto de especulação humana, de mentes místicas.
e desengajadas da história, mas resultado
da revelação de Deus. Nosso conhecimento de Deus é um conhecimento
Revelado. A Bíblia não é um livro acerca das religiões, mas o registro da atividade da revelação de Deus na história. A grande mensagem de Jesus não foi somente sobre o amor ou sobre a paz. Ele falou disso e de outros temas cruciais. Sua grande mensagem foi Ele próprio. Neste
Sentido, é peculiar. “Cristo pregou-se a si mesmo”. Veja as grandes afirmações
No Evangelho de João sobre o“Eu Sou” – a luz do mundo, o pão da vida, a videira verdadeira, a ressurreição a vida entre outros. Veja Mateus 11:28: “Vinde a MIM…e Eu vos aliviarei”. Ele é o Rei que tem dignidade, Único em pessoa e, também, na missão e nos ensinos. Uma criptologia
Baseada na doutrina da Trindade é a base da reivindicação cristã
Para a unicidade e universalidade do evangelho de Cristo.
2) O escopo da ação missionária
Seja coparticipante do Reino, proclamando Jesus aos confins da Terra Ação missionário é estar envolvido com o amor de Deus pelo mundo. Paulo se envolveu apaixonadamente com o plano de Deus na história. A Igreja em Corinto foi resultado desta ação missionária.
1° Paulo não insistia em seus direitos, caso isto fosse um tropeço ao Evangelho (confira Coríntios 9.1-15). Na parte seguinte do texto, em 1coríntios 9.16-27, o assunto é a missão. Missão denota propósito, alvo e sentido devidos. Ligado à missão, os versículos.
19 e 20 enquadravam-se dentro da lei judaica a fim de ganhar os judeus.
Contudo, seu alvo era muito mais amplo. Ganhar, também, os gentios (9.21). Não mandava os pais gentios circuncidarem seus filhos (9.22). No verso 23, Paulo diz que fazia tudo isso por causa do Evangelho para ser coparticipante dele. Paulo apresenta aqui o modelo internacional como método de testemunho. Por cinco vezes Paulo usa a expressão “tornei-me”. Seguiu o exemplo de Jesus, que “se fez carne e habitou entre nós” (João 1), esse fez “escravo de todos, judeu paracom os judeus, para os da Lei como se estivesse sujeito à Lei, para os sem Lei tornei-me como sem Lei e fraco para os fracos”. O escopo da missão de Paulo era bem amplo.A paixão de Paulo era de glorificara Deus sendo coparticipante do progresso e extensão do Reino(1Coríntios 9.23 e Colossenses1.24). Daí as ênfases: “ai de mim se não pregar o Evangelho” (9.16);“tornei-me” para com os judeus, um judeu; “assim corro .... “Assim esmurro...”.A mensagem de Jesus é de exclusividade ideológica, mas não sociológica.O Evangelho é para todos os povos, nações, tribos e línguas.Glorifique a Deus sendo coparticipante na extensão do Evangelho de Cristo de diversas maneiras.Que “para o louvor de Tua glória,vem Senhor, Tua história escrevera través de nossa vida”, seja a nossa oração.
Conclusão
A universalidade do Evangelho é por causa da singularidade da pessoa de Cristo. Não existe possibilidade de salvação sem Cristo (João 14.6,Atos 4.12, 1Timóteo 2.5-6). Temos de entender que Evangelho do Reino é uma coisa e Religião, qualquer que ela seja, é outra coisa. O Deus das
Sagradas Escrituras é o Deus Trino, centralizado em Jesus Cristo, onde a encarnação, cruz e ascensão possuem um caráter decisivo universal. Preguemos o Evangelho. O ser humano e o mundo precisam conhecê-Lo. O que é de real valor na vida e existência humana é o conhecimento
de Deus que vem pelo Evangelho.Sem isso, a vida e a história são trágicas e redutoras. Foi Jesus quem perguntou: “que adianta o ser humano sua vida?”. Contudo, antes de pregar precisamos entender quem é Jesus e sua singularidade. Levemos Cristo e o Deus das Sagradas Escrituras aos
Extremos da Terra! .

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